Trio Ribeirão Preto | Conheça 5 formas de como avaliar um imóvel para vender
É um empreendimento com um conceito pioneiro de integração e comodidade. Seguindo uma tendência mundial, o complexo multiuso combina o conforto de uma torre residencial (Trio Home), a dinâmica de uma torre de escritórios (Trio Office) e a conveniência de um centro comercial (Trio Mall)
22609
post-template-default,single,single-post,postid-22609,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-3.3,menu-animation-underline-bottom,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Conheça 5 formas de como avaliar um imóvel para vender

Conheça 5 formas de como avaliar um imóvel para vender

Sala 1404

Está pensando em comprar um imóvel maior, mudar de cidade ou mesmo de bairro e precisa vender seu imóvel atual? Então você vai precisar saber como avaliar um imóvel!

O momento de vender o imóvel, assim como o de compra, também depende de muito planejamento, principalmente quando ele existe há alguns anos e você não sabe o valor ideal para venda.

Se você quer saber como avaliar um imóvel, é importante ter em mente que esse trabalho vai muito além de estipular um valor. A avaliação de imóvel consiste em analisar as características de cada imóvel mais a fundo, para então chegar a uma conclusão justa e compatível com o mercado.

Não podemos deixar de dizer que essa avaliação requer um conhecimento profundo sobre o mercado imobiliário para estabelecer um valor comercial justo. Mas para te ajudar a entender como avaliar um imóvel, separamos 5 dicas importantes. Confira:

Quais as vantagens de avaliar imóvel?

Você já ouviu falar na lei da oferta e demanda? Acredite, no momento da venda de um imóvel ela é essencial.

Imagine duas situações: você pede um valor muito alto pelo imóvel e ele demora ou não é vendido; ou você pede um valor abaixo do que o mercado está oferecendo e sai perdendo na negociação.

Esses são os dois motivos principais pelos quais você deve saber como avaliar um imóvel. No entanto, há também outras vantagens de avaliar o seu imóvel:

Melhora a negociação

O primeiro ponto importante ao avaliar imóvel é, sem dúvidas, a possibilidade de atrair compradores mais facilmente. Isso porque, o imóvel estará dentro do que o mercado atual oferece.

Pense na lei da oferta e demanda: quanto mais caro for o imóvel, mais ele pode demorar a ser vendido.

Adequação às leis

Na hora de vender imóvel, é essencial que toda a documentação esteja em dia. Inclusive as tributárias.

Portanto, a avaliação do imóvel é também o momento ideal para organizar toda a documentação para a transação acontecer sem impedimentos quando encontrar um comprador.

Organizar o planejamento financeiro

Quando se tratam de transações imobiliárias, pensar nos custos é algo fundamental. Por isso, assim como organizar as finanças pessoais, é preciso entender também as previsões do mercado imobiliário.

Ainda que o seu interesse de venda não seja imediato, ao avaliar imóvel você consegue simular projeções para o futuro e consegue analisar o melhor momento para a venda.

Garantia para empréstimo

Se você decidir ainda por fazer uma permuta do imóvel ou mesmo um empréstimo com garantia de imóvel, também precisará saber como avaliar um imóvel. Isso porque, em negociações como essas o valor de mercado do imóvel é uma das questões envolvidas.

5 pontos importantes na avaliação de um imóvel

Agora que você já sabe as vantagens da avaliação imobiliária, chegou a hora de saber como avaliar um imóvel. Para isso, separamos 5 quesitos de análise para te ajudar a entender o valor do seu imóvel. Acompanhe:

1. Avalie o mercado atual

Uma das primeiras coisas a fazer em relação à avaliação de imóvel é entender como está o mercado atualmente. Momentos de instabilidade econômica costumam afetar bastante o setor imobiliário.

Por outro lado, algumas questões econômicas também refletem de forma positiva. A queda da Selic, por exemplo, foi um fator que fez aquecer os financiamentos e, consequentemente, o mercado imobiliário.

Além disso, também é importante entender as mudanças do mercado, quais tipos de imóveis e região estão em alta.

 2. Veja os pontos que valorizam seu imóvel

Esse certamente é um dos itens mais importantes para quem quer saber como avaliar um imóvel.

Em qualquer cidade existem bairros preferidos, com melhor localização e recursos para morar. Naturalmente, isso deixa o valor dos imóveis mais altos, assim como acontece quando a situação é o contrário.

Portanto, faça uma pequena análise do seu bairro e avalie fatores como:

  • Localização;
  • Andar;
  • Vista;
  • Disposição do prédio;
  • Tamanho;
  • Segurança;
  • Meios de locomoção;
  • Pontos comerciais próximos;
  • Distância de locais importantes;
  • Escolas;
  • Áreas verdes;
  • Poluição visual e sonora;
  • Entre outros.

Imóveis seguros, próximos a centros comerciais e meios de transporte são bastante valorizados. Isso porque eles ajudam na qualidade de vida, algo cada vez mais buscado, principalmente nas grandes metrópoles.

3. Considere o tempo de construção

Imóveis mais novos costumam ter uma diferença significativa na valorização em relação à imóveis antigos. Isso porque, normalmente, as novas construções trazem uma infraestrutura melhor e mais próxima do que é buscada atualmente.

Quando falamos de infraestrutura, isso envolve também as áreas comuns de um condomínio. Piscina, academia, brinquedoteca, etc, são itens buscados hoje em dia.

Ainda que os apartamentos antigos ofereçam mais espaço e pareçam atrativos, por seu tempo de existência eles podem demandar mais manutenções e reformas. Sendo assim, levar em consideração o tempo do imóvel é um fator primordial na hora da venda.

4. Compare com imóveis semelhantes

Um bom indicador sobre quanto vale o seu imóvel é compará-lo com outros imóveis semelhantes em seu bairro ou região.

Além de observar os imóveis que estão à venda, vale avaliar quais foram comercializados há pouco tempo. Observe tanto os imóveis da vizinhança, como aqueles que são publicados em plataformas imobiliárias.

5. Conte com uma assessoria

Como falamos anteriormente, você pode aprender de forma básica como avaliar um imóvel. Porém, para ter uma avaliação de imóvel mais precisa e assertiva, contar com uma assessoria faz toda a diferença.

Por ser dono do imóvel, é natural que a sua expectativa em relação à venda possa crie uma lacuna entre o preço real e o que você deseja cobrar.

Com um profissional, a avaliação é feita de forma imparcial e justa, levando em consideração todos os detalhes desse setor que é bastante dinâmico.

Além disso, uma assessoria também pode te ajudar a intermediar a relação com o comprador do imóvel e ajustar toda a parte técnica e jurídica que envolve a venda. Dessa forma, você garante que tudo seja feito da forma certa e com segurança.

 

Contato: (16) 99109-2385

 

Sem Comentário

Deixe seu Comentário